quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mais vale um panda no caminho certo do que um monte de carros de corrida indo pra lugar nenhum...

Que ano maluco é esse onde a Pixar errou, a Dreamworks acertou em cheio e uma estreante superou todas as produtoras tradicionais de animação?

CARROS 2

              
                Logo antes de ir ao cinema, na manhã do mesmo dia, revi Carros (2006) um filme que demorou um pouco pra me conquistar, mas só melhorava a cada vez q eu revia e percebia coisas que eu nunca tinha notado. Todos os carros no filme são metáforas para as pessoas, o filme tem uma história linda de como nós sempre precisamos de amigos de verdade, e não chegamos a lugar nenhum sozinhos.
                Entrei na sessão de Carros 2 com as expectativas controladas, esperando algo positivo apesar dos comentários negativos, confio na Pixar, sempre confiei, e por isso sai decepcionado.
                No filme, Relâmpago McQueen é convidado para um grand prix internacional de corridas ao redor do mundo, e leva junto com sua equipe o seu melhor amigo Mater, que acaba se envolvendo numa trama de espionagem internacional. Que é o plot principal de Carros 2. E infelizmente é exatamente o que parece, um filme focado no amigo engraçado do protagonista.
                O roteiro do filme apesar da falta de profundidade é bem redondinho, divertido, e cheio de referencias a filmes de espionagem. Os novos personagens são pouco interessantes, por outro lado um mentor como Doc Hudson (interpretado por Paul Newman no primeiro filme) faz muita falta. O resto dos principais está todo lá, McQueen, Sally e os divertidos Luigi e Guido, estão ótimos.
                Não tem nada de muito novo visualmente, apesar da animação ser impecável. As crianças menores vão adorar o filme. Mas o problema é que ele não tem nada demais, eu tento encontrar mais adjetivos, mas não há muito o que falar. É um filme bem divertido, que segura bem a aventura até o fim, mas carece de relações, de emoções, é carente daquilo que fez da Pixar o que ela é.
                A sensação é que parece um daqueles filmes lançados direto pra home vídeo, tipo as continuações de clássicos da Disney e os curtas dos filmes da Dreamworks. 

PS: Falando em curta-metragem, o ingresso vale só pra rever os personagens de Toy Story 3 no divertidíssimo “Férias no Havaí”, que se passa antes do filme.

       -MEH-

Carros 2 --- IMDB
Cars 2 | 2011 | direção: John Lasseter, Brad Lewis
roteiro: John Lasseter, Brad Lewis & Dan Fogelman
elenco: Owen Wilson, Michael Caine, Emily Mortimer

KUNG FU PANDA 2



                A Dreamworks Animation teve uma das melhores animações 3D já feitas, depois de anos dos clássicos da Disney, quando a mente das crianças já havia mudado em relação aos grandes contos de fadas musicais, surgiu um dos melhores filmes satíricos dos últimos 20 anos, Shrek (2001). Tem um humor refinado, piadas inteligentes, sátiras bem feitas e um elenco estelar, tanto que ganhou o primeiro Oscar de animação em 2002, concorrendo inclusive com Monstros S.A. da Pixar. A Dreamworks lançou alguns bons filmes, como Fuga das Galinhas e o Príncipe do Egito, mas isso só até meados de 2002. Foi a partir de Shrek 2 que a produtora começou a trilhar seu longo caminho de “filmes divertidos e engraçados sem profundidade de roteiro onde animais agem como seres humanos”.
Lembrando que não são necessariamente todos filmes ruins, como O Espanta Tubarões, grande parte deles são um ótimo passatempo, como Kung Fu Panda 1, mas nada alem disso. Essa história começou a mudar completamente no ano passado, com o maravilhoso “Como Treinar o Seu Dragão”. E esquecendo Shrek Para Sempre, Megamente também faz parte dessa mudança de abordagem, apesar da comédia de sempre estar lá, a idéia da história e as referencias de HQs na animação são um diferencial bem positivo.
Essa volta toda foi só pra dizer que esse ano pela primeira vez a Dreamworks Animation superou a Pixar, pois Kung Fu Panda 2 é sensacional! Não é melhor que “Como Treinar Seu Dragão”, mas mesmo assim é uma grata surpresa.
No filme, Po descobre que é adotado e enquanto esta numa missão para salvar o Kung Fu, começa a descobrir sobre o seu passado.
A ação, a diversão, a aventura, aquela aura lendária e o kung fu ainda estão lá, maximizados. Mas a história tem aquele diferencial, uma profundidade que não existia antes. A mitologia foi expandida em relação ao primeiro, e os personagens, evoluíram, agora não é mais um simples “busca pelo escolhido” é uma jornada de autoconhecimento, nada tão profundamente explorado quanto Rango, uma abordagem mais leve, nas devidas proporções da história.
A história funciona muito bem, e é muito bem conectada, fortalecendo os laços entre os personagens e dando mais destaque as emoções do que o primeiro filme. Apesar de um dos defeitos do filme ser exatamente esse, várias vezes no filme, um momento bonito é abruptamente cortado por uma piada. Como se o roteirista tivesse medo de mostrar esse ‘lado’ do filme. E apesar de previsível como no primeiro filme, a trama funciona muito bem e como já era de se esperar, deixa um gancho enorme para uma possível continuação. O que me dá certo receio, pelo histórico da produtora.
Pra finalizar, alguns aspectos importantes que foram notados. Primeiramente a animação, que é fantástica, e tem uns diferenciais, como o uso de 2D tradicional em algumas cenas, e apesar de eu não ter visto o filme em terceira dimensão, percebi como o recurso parece ter sido muito bem utilizado. Outro destaque é a trilha sonora, que chama a atenção por empolgar e dar mais complexidade ao background da história, sendo indispensável em algumas cenas.
Pra resumir, Kung Fu Panda 2, apesar de não ser melhor que Rango, é uma das melhores animações do ano, e representa mais um grande passo da Dreamworks pra um outro nível, que talvez deixe a temporada de premiações mais concorrida nesse gênero. 

PS: Não queria ficar julgando pelo trailer que passou antes da sessão, mas o filme do gato de botas parece ser um erro em relação a tantos progressos… 

       -MUITO BOM-

Kung Fu Panda 2 --- IMDB
Kung Fu Panda 2 | 2011 | direção: Jennifer Yuh
roteiro: Jonathan Aibel & Glen Berger
elenco:Jack Black, Angelina Jolie, Jackie Chan

Nenhum comentário:

Postar um comentário