quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Capitão América: O Primeiro (e ultimo) Vingador!



Adaptar Capitão America para o cinema é uma tarefa difícil por diversos fatores, entre eles, talvez o principal seja: Como vender para o mundo a imagem de um herói que carrega no peito a bandeira americana? (eu sei que não literalmente, mas a estrela branca sobre o traje azul e vermelho tem o mesmo significado) E alem disso: como vender uma imagem de um herói bondoso e correto no mundo atual dominado por anti-heróis violentos, irônicos e muito mais atraentes para a sociedade? (nada contra eles, ainda adoro Batman e Wolverine, mas parece que o público deixou de acreditar em fazer o bem simplesmente por fazer o bem)
                O filme acompanha a história de Steve Rogers, um jovem de Nova York que faz de tudo para se juntar ao exército para lutar pelo seu país na segunda grande guerra, mas devido as suas capacidades físicas é rejeitado várias vezes. Até conhecer o Dr. Abraham Erskine e acabar entrando no programa Super Soldado onde recebe o soro que muda pra sempre a sua vida.
                Capitão América: O Primeiro Vingador é acima de tudo um ótimo filme de aventura. Um legítimo filme de Super-Herói, que funciona! E o roteiro consegue suceder nesse aspecto, o filme é divertido e muito bem amarrado, tem uma história que funciona e traz algumas soluções inteligentes para alguns problemas.  E a ação do filme é nada menos que sensacional.      
                O que não chegou a incomodar, mas poderia ser melhor, foi o vilão, talvez seja a expectativa de um personagem fantástico interpretado por um ator que eu adoro, mas o Caveira Vermelha, assim como a organização HIDRA, não recebe o destaque necessário para se tornar memorável. Apesar de funcionar muito bem no formato aventureiro e pouco dramático do filme.
                Capitão acerta onde Thor erra, o par romântico e o romance em si, estão muito bem colocados de forma sutil e muito mais eficiente que no filme do deus do trovão. Hayley Atwell nos traz uma Peggy Carter de forma muito competente tornando a personagem carismática e menos caricata do que eu esperava.
                O elenco está muito bom, destaque para Dominic Cooper, interprete de Howard Stark, pai de Tony Stark, quase como uma versão 'de época' do mesmo, sem parecer uma cópia do trabalho de Robert Downey Jr., e para Sebastian Stan que consegue trazer uma profundidade para o sidekick Bucky Barnes, evitando qualquer infeliz comparação com Robin.
                Steve Rogers não é só uma bandeira ambulante, ele é acima de tudo um bom homem, alguém que deseja realmente fazer o bem, e que coloca a necessidade dos outros antes da sua. E Chris Evans consegue passar esse sentimento e esse caráter sem parecer piegas e de forma divertida.


                A grande maioria dos personagens secundários é explorada de maneira bem superficial, mas nada que incomode. O que importa é que eles estavam lá, Dum Dum Dugan e o grupo dos Howling Commandos principalmente.
                Joe Johnston apesar de não fazer nada muito novo e inesperado sucede pelo simples fato do filme cair como uma luva para o seu estilo de direção.
                Não vou dizer aqui como o capitão acaba se juntando aos vingadores no século XXI, mas fiquei muito feliz pelo fato disso estar no filme de uma forma orgânica e sem parecer forçado. Todas as referências ao universo que está sendo construído estão lá, sem jogar muita coisa na cara do espectador. E sim, tem "uma cena" depois dos créditos, que me deixou com o coração acelerado dentro do cinema.
                Mal posso esperar para 2012, AVANTE VINGADORES! 


       -MUITO BOM-

Capitão América:  O Primeiro Vingador --- IMDB
Captain America: The First Avenger | 2011 | direção: Joe Johnston
roteiro: Christopher Markus & Stephen McFeely
elenco:Chris Evans, Hugo Weaving, Tommy Lee Jones

Nenhum comentário:

Postar um comentário