segunda-feira, 7 de março de 2011

lixo EXTRAORDINÁRIO!

              Nunca fui muito de ver Documentário, o que eu via eram os que vinham em extras de DVD/Blu-ray, sobre a produção dos filmes, etc. Mas esse ano eu resolvi assistir os indicados, e consegui ver antes da premiação: Exit Through The Gift Shop (sobre street art, grafite etc. Feito pelo artista Banksy), Gasland (sobre a poluição da rede de água dos EUA por causa do gás natural) e Restrepo (que acompanha um ano de um grupo de soldados numa base no Afeganistão).  Gostei bastante dos três, mas o meu preferido foi Exit Through The Gift Shop, pelo tema, pelo formato genial, por ser moderno e empolgante.
                Hoje eu vi Lixo Extraordinário, filme que eu não estava com tanta vontade de ver, e mesmo sendo rodado no Brasil não despertou muito o meu interesse. Mas sou obrigado a dizer que é fantástico e muito emocionante.  O filme segue o artista moderno Vik Muniz, brasileiro, consagrado no exterior, que decide voltar ao Brasil e fazer uma série de trabalhos usando lixo em 2006/2007. No Jardim Gramacho, em Duque de Caxias-RJ, maior aterro sanitário da América Latina, ele conhece os catadores, que o ajudam a selecionar material para as obras de arte e também servem de inspiração para as mesmas.
                O filme é muito delicado e acaba se tornando um documentário sobre as pessoas, no meio daquele ‘horror’ todo, conhecemos pessoas que não perdem as esperanças, pessoas que mesmo sem expectativa são felizes fazendo o que fazem e que apesar de terem passado por muito continuam seguindo em frente.  Eu não esperava me emocionar, esse tipo de historia de pobreza normalmente não me atinge muito, sim, acho triste, mas sempre aceitei os contrastes desse país, mesmo sendo um pensamento egoísta, nunca fui de tomar as dores dos outros. Claro, isso é porque eu tive uma vida muito fácil, sempre fui muito feliz e nunca passei por dificuldade nenhuma.  Mas foi Lixo Extraordinário que me fez refletir isso, me tocou muito, e não é falso, é de fazer abrir os olhos. A gente vê esperança nos olhos dos catadores, a gente acompanha como o psicológico deles muda, a gente vê como isso pode ser perigoso, como pode subir à cabeça. Eu esperava algo meio forçado, aquela velha história, do artista que vem ajudar a comunidade pra passar uma imagem de bom moço, pra se sentir um grande herói. Mas não é a impressão que o filme me passou, percebe-se a mudança de comportamento do próprio Vik Muniz ao longo do tempo que ele conviveu com eles. E finalmente, sim, as obras dele são de lixo, e são Extraordinárias!
                O documentário tem uma excelente edição, melhor do que o meu favorito (Exit Through The Gift Shop, que é muito bom, ainda é o meu preferido, mas parece um pouco longo demais), e a edição deste tem um timing perfeito. A trilha sonora é muito boa, principalmente no inicio, mostrando o cotidiano dos catadores, que faz um caminhão de lixo parecer um monstro fazendo montes e mais montes.  E a direção é ótima, consegue mostrar muito bem todos os ângulos da história, o que é importantíssimo nesse tipo de documentário. Ainda não vi Inside Job, o vencedor do Oscar, o meu favorito ainda é Exit Through The Gift Shop, mas percebo que esse filme apesar de ter dividido opiniões tinha grandes chances de vencer.
                Muito melhor do que eu esperava. Lixo Extraordinário esta muito longe de ser lixo e muito perto de ser extraordinário! ;D

-BOM-


Lixo Extraordinário --- IMDB
Waste Land | direção: Lucy Walker
elenco: Vik Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário