terça-feira, 15 de março de 2011

Rango..


A primeira animação da ILM (Industrial Light & Magic) vem pra ser uma concorrente a altura da dominante Pixar, seja em história, seja em qualidade de animação, seja em amor ao cinema!
Rango acompanha a história de um camaleão em uma crise existencial, que acaba numa cidadezinha no meio do deserto e lá ele tem a oportunidade de se descobrir. Apesar de parecer uma premissa infantil, definitivamente não é filme de criança, e não é só um filme de animação, passeando por gêneros como thriller, western, drama e comédia da melhor qualidade, é um filme extraordinário.
O filme consegue fazer referencias a grandes clássicos de forma sutil e tambem de forma não tão sutil, coisa que muitas animações tentaram e não conseguiram. A gente vê a trilogia dos dólares de Sergio Leone, Chinatown de Roman Polanski, Apocalipse Now, de Coppola, e até Terry Gilliam, entre outras tantas. Isso tudo fora a trilha sonora, adaptada às cenas fantasticamente, Cavalgada das Valkirias em estilo mariachi na cena do desfiladeiro é sensacional!
O roteiro tem um cuidado ao equilibrar os variados gêneros, mostrar um sem fim de referencias e ao mesmo tempo consegue dar um dinamismo à história, sem fazer o filme parecer longo, mesmo com quase duas horas de duração. Os personagens são divertidos e não ficam sobrando ou fazendo parte de piadinhas sem graça, como se vê muito em animação hoje em dia.  A direção de Gore Verbinski (Piratas do Caribe) é uma das melhores de sua carreira, e consegue trazer essa alma que o filme tem. O que é essencial!  
O elenco de vozes americanas é estelar, mas a dublagem não faz feio, e não cai naquele erro de pegar alguém famoso não dublador para um personagem simplesmente por publicidade, o que traz resultados desastrosos, como foi o caso de Luciano Huck em Enrolados.
É tecnicamente impecável. A qualidade da animação é uma das mais perfeitas dos últimos tempos, é o tipo de animação que chama a atenção de um leigo como eu e que deve fazer babar quem trabalha com isso. Na cena do espírito do oeste, uma das melhores, se não a melhor, cena do filme, que mostra um ser humano, faz coisas q Pixar e Dreamworks nunca chegaram perto!  E o som do filme é de uma clareza e variedade inacreditável, edição de som fantástica.
Rango é um filme que vem pra colocar a ILM no mapa das grandes empresas de animação. E vem pra reforçar que nem toda a animação precisa ter comediazinha bobinha, ou ser infantil alem da conta.

-EXCELENTE-

Rango --- IMDB
Rango | 2011 | direção: Gore Verbinski
roteiro: John Logan, Gore Verbinski, James Ward Byrkit
elenco: Johnny Depp, Isla Fisher, Timothy Olyphant

Nenhum comentário:

Postar um comentário