terça-feira, 1 de março de 2011

83rd OSCARS !!!



Pois então... O Academy Awards nº 83 foi domingo e ...
A cerimônia foi meh, gostei mais da do ano passado, Anne Hathaway roubou a cena deixando o indicado James Franco bem apagado e quase passou em branco salvo algumas piadinhas. Destaque para o cenário que estava simplíssimo e só ao transmitir as imagens se transformava totalmente, efeitos sensacionais. Mas pra mim o ponto alto foi bem no inicio, na premiação de melhor atriz coadjuvante, quando Kirk Douglas (Spartacus, Glória Feita de Sangue e tantos outros...), uma lenda viva, de 94 anos, entregou o prêmio a Melissa Leo, a reverencia que ela fez a ele antes de receber, foi emocionante.
A maioria dos prêmios fugiu daquela politicagem conhecida da academia, fora uns ou outros absurdos. Vamos ver alguns dos principais prêmios.

Melhor Fotografia
Cisne Negro (Black Swan)
A Origem (Inception)
O Discurso do Rei (The King’s Speech)
A Rede Social (The Social Network)
Bravura Indômita (True Grit)

Quem ganhou: “A Origem”  Wally Pfister, fotógrafo que trabalha com Christopher Nolan desde Amnésia, e mereceu bastante esse premio, por manter esse estilo sóbrio e ao mesmo tempo, beneficiar o fator thriller em Inception, sem se vender a truques baratos de vários filmes de ação que são lançados atualmente. A cena de Joseph Gordon-Levitt no corredor do hotel e as cenas da van caindo em câmera lenta são espetaculares!

Quem eu gostaria que ganhasse: Todos os indicados mereceriam muito caso levassem o premio, meu preferido ainda era Bravura Indômita, pelos planos clássicos de western como a silhueta do herói contra o sol naquele cenário árido, a cena dos remadores em A Rede Social também valia vencer, assim como os closes tensos e malucos de Cisne Negro, mas ainda assim vibrei com A Origem que era o meu segundo preferido.

Melhor Montagem
Cisne Negro (Black Swan)
O Vencedor (The Fighter)
O Discurso do Rei (The King’s Speech)
127 Horas (127 Hours)
A Rede Social (The Social Network)

Quem Ganhou: “A Rede Social” Angus Wall e Kirk Baxter vencem e merecidamente, uma de tantas da melhores coisas de Social Network é a montagem, o filme é construído a partir de dois julgamentos em épocas distintas e ao mesmo tempo mostra o passado e a criação e evolução do facebook, e consegue a proeza de não ser nada confuso apesar de tudo. Edição fantástica.

Quem eu gostaria que ganhasse: Sinceramente, “Scott Pilgrim Contra o Mundo”, o filme que não foi nem citado em nenhuma premiação e foi um fracasso de bilheteria mundial e quase não chegou no Brasil é um dos melhores filmes do ano, louvado por vários críticos e com razão, duas horas do filme passam e não parece nem meia hora, é novo, é ousado, divertido, e tem um visual único, e a academia é quadrada e velha, ainda vou falar mais desses filmes ignorados. Mas voltando aos que foram de fato indicados, realmente A Rede Social mereceu a estatueta.

Melhor Trilha Sonora
Como Treinar Seu Dragão (How To Train Your Dragon) – John Powell
A Origem (Inception) – Hans Zimmer
O Discurso do Rei (The King’s Speech) – Alexandre Desplat
127 Horas (127 Hours) – A. R. Rahman
A Rede Social (The Social Network) – Trent Reznor & Atticus Ross

Quem Ganhou: “A Rede Social” – Trent Reznor e Atticus Ross entregam uma trilha que se encaixa perfeitamente no espírito desse grande filme, assim como os diálogos o roteiro, a edição e direção a trilha é ágil, é nova, e muda constantemente, um reflexo perfeito dessa geração da web 2.0 que é muito bem representada no filme.

Quem eu gostaria que ganhasse: “Tron – O Legado” a Academia parece que realmente não percebeu que estamos em um milênio/século relativamente novo, o que Daft Punk faz é simplesmente salvar Tron Legacy, não que o filme seja ruim, é um bom filme, mas sem a trilha ele não seria metade do que ele é, e do Cult que ele será daqui a algum tempo, é algo épico e revolucionário, empolgante como as grandes trilhas de outrora, uma pena deixar esse filme no ‘’limbo’’, o que nos leva a quem eu queria que vencesse entre os indicados. A Origem (Baaaauuummmm!), apesar de todos os elogios validos à Rede Social, o que Hans Zimmer faz nesse filme é coisa de gênio, o modo como a trilha se integra no roteiro é sensacional, é daquele tipo de composição que com um acorde te transporta para o universo do filme instantaneamente, fantástico!

Melhor Roteiro Original
Another Year – Mike Leigh
O Vencedor (The Fighter) – Scott Silver, Paul Tamasy & Eric Johnson
A Origem (Inception) – Christopher Nolan
Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right) – Lisa Cholodenko & Stuart Blumberg
O Discurso do Rei (The King’s Speech) – David Seidler

Quem Ganhou: “O Discurso do Rei” – David Seidler escreve um roteiro certinho, bem fechadinho, eficiente, com alguns diálogos muitíssimo bem feitos, um bom roteiro, original no sentido de não ter sido adaptado de nada, mas que ainda assim possui pouca originalidade.

Quem eu gostaria que ganhasse:A Origem” – Chris Nolan, o injustiçado Chris Nolan perde aqui a única chance de subir no palco depois de ser esnobado na categoria de direção, um roteiro complexo, inteligente, e de fato originalíssimo, os anos vão passando e cada vez mais gente reclama da falta de originalidade de Hollywood, da falta de novas histórias, pois aí estava uma chance de mostrar que a indústria ainda consegue gerar obras primas diferentes, não que o roteiro de King’s Speech não fosse um candidato forte, mas é uma receita prontinha que não trás desafio nenhum, Nolan merecia levar essa.

Melhor Roteiro Adaptado
127 Horas (127 Hours) – Danny Boyle & Simon Beaufoy
A Rede Social (The Social Network) – Aaron Sorkin
Toy Story 3 – Michael Arndt, John Lasseter, Andrew Stanton & Lee Unkrich
Bravura Indômita (True Grit) – Joel Coen & Ethan Coen
Inverno da Alma (Winter’s Bone) – Debra Granik & Anne Rosellini

Quem Ganhou: “A Rede Social” – Aaron Sorkin, um dos melhores roteiros do ano, talvez até melhor que o de Inception, é ágil, é inteligente, os diálogos são extraordinários, ele capta todo o espírito dessa era da informação em que vivemos, onde tudo pode mudar em segundos, eu não li o livro que deu origem, mas dizem por aí que é chatissimo e o roteiro conseguiu driblar isso com maestria. Só a cena do dialogo inicial que nos apresenta Mark Zuckerberg é coisa de louco, já ganhou esse Oscar naquele momento ali, excepcional roteiro!

Quem eu gostaria que ganhasse: Não tinha como dar o premio a ninguém senão Aaron Sorkin, foi um premio merecidíssimo. Mas eu gostaria que fossem indicados aí o excelente roteiro de “A Ilha do Medo” (filme que foi totalmente esnobado em todas as premiações), e o roterio GENIAL de “Scott Pilgrim Contra o Mundo”.

Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams – O Vencedor (The Fighter)
Helena Bonham Carter – O Discurso do Rei (The King’s Speech)
Melissa Leo – O Vencedor (The Fighter)
Hailee Steinfeld – Bravura Indômita (True Grit)
Jacki Weaver – Reino Animal (Animal Kingdom)

Quem Ganhou: Melissa Leo, grande atriz, quando a gente vê o filme tem a impressão de que ela pode fazer qualquer coisa, em o Vencedor ela interpreta a mãe de Mik o lutador do titulo, está excelente e vê-la recebendo a estatueta das mãos de Kirk Douglas foi a melhor coisa da noite.

Quem eu gostaria que ganhasse: Fiquei felissísimo por Melissa Leo, torci até o ultimo segundo por Hailee Steinfeld, mas foi mais por eu ter gostado muito mais de Bravura Indômita, essa garota ainda vai crescer muito na industria, é o que eu espero. Outra coisa, acho que cabia uma indicação a Chloe Moretz por Kick-Ass, que é uma das melhores coisas do filme, mas ela também ainda vai crescer muito na industria.

Melhor Ator Coadjuvante
Christian Bale – O Vencedor (The Fighter)
John Hawkes – Inverno da Alma (Winter’s Bone)
Jeremy Renner – Atração Perigosa (The Town)
Mark Ruffalo – Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right)
Geoffrey Rush – O Discurso do Rei (The King’s Speech)

Quem Ganhou: Christian Bale, a melhor coisa do vencedor são as atuações, fiquei realmente feliz pela vitoria de Bale, é um bom ator, um ator que se entrega aos personagens, e merecia reconhecimento por um papel dificílimo que foi esse em The Fighter.

Quem eu gostaria que ganhasse: Christian Bale mereceu o premio, pensando bem foi sim o melhor ator coadjuvante do ano, me emocionei e gostei mais de Geoffrey Rush, mas de novo, foi por gostar mais desse filme, achei justíssimo o premio pra Bale.

Melhor Atriz
Annette Bening – Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right)
Nicole Kidman – Reencontrando a Felicidade (Rabbit Hole)
Jennifer Lawrence – Inverno da Alma (Winter’s Bone)
Natalie Portman – Cisne Negro (Black Swan)
Michelle Williams – Namorados Para Sempre (Blue Valentine)

Quem Ganhou: Natalie Portman, era óbvio, não tinha como não vencer, é uma performance única e visceral, é algo como Christoph Waltz no ano passado, simplesmente não tem  como premiar outra pessoa, ela treinou um ano de balé, ela emagreceu, ela encarnou o espírito de bailarina, o que ela faz nesse filme é fantástico! Isso sem contar toda a carreira dela, pois apesar de ser nova ela trabalha desde criança, e muito bem, dar esse Oscar pra outra pessoa seria imperdoável, foi o premio mais óbvio da noite.

Quem eu gostaria que ganhasse: Nenhuma outra, se ela perdesse eu desligava a TV e ia dormir, apesar de ter adorado Nicole Kidman voltando a antiga forma, Michelle Williams sempre excelente, Annette Bening idem, e Jennifer Lawrence uma surpresa num filme que também foi uma ótima surpresa, mas nada do que elas fizeram chega nem perto do que Natalie Portman fez em Cisne Negro.

Melhor Ator
Javier Bardem – Biutiful
Jeff Bridges – Bravura Indômita (True Grit)
Jesse Eisenberg – A Rede Social (The Social Network)
Colin Firth – O Discurso do Rei (The King’s Speech)
James Franco – 127 Horas (127 Hours)

Quem Ganhou: Colin Firth, um grandessíssimo ator que merecia ganhar o premio à algum tempo, e em Discurso do Rei ele chega ao ápice da sua carreira, é extraordinário, não só isso mas o modo como ele ‘combina’ com Geoffrey Rush também, gerou varias das melhores cenas do ano de 2010, que personagem incrível. A cena do ultimo discurso é de emocionar qualquer um.

Quem eu gostaria que ganhasse: James Franco seria uma grata surpresa, num filme que ele carrega nas costas até quando o roteiro dá uma escorregada, ele consegue manter a integridade do personagem até o ápice de uma das cenas mais tensas do ano. Mas o meu preferido de fato era Colin Firth, com certeza. James Franco vai fazer muita coisa boa ainda.

Melhor Diretor
Darren Aronofsky – Cisne Negro (Black Swan)
David O. Russell – O Vencedor (The Fighter)
Tom Hooper – O Discurso do Rei (The King’s Speech)
David Fincher – A Rede Social (The Social Network)
Joel Coen & Ethan Coen – Bravura Indômita (True Grit)

Quem Ganhou: Tom Hooper, o maior absurdo da cerimônia, não que eu ache a direção dele horrorosa, mas esta longe de ser a melhor e não entra nem no meu top 20 direções de 2010. Tentei aceitar por um tempo, por ter ADORADO o filme, mas definitivamente o Discurso do Rei é o que é por Colin Firth, por Geoffrey Rush, pela história emocionante de amizade, uma história sobre pessoas. E a direção é direitinha, mas não é uma das melhores do ano.

Quem eu gostaria que ganhasse: Tantos, fazendo um balanço dos filmes que eu vi, cheguei a um empate, triplo, entre Christopher Nolan, David Fincher e os irmãos Coen. Darren Aronofsky mora no meu coração, mas Cisne Negro não é seu melhor filme. Nolan não ter sido indicado foi um absurdo tão grande quanto Hooper vencer, um diretor que merecia mais destaque depois de tudo o que ele fez para o cinema e em tão pouco tempo. Fincher o mesmo, quando a academia vai reconhecer esse diretor? Sem querer comparar, mas quando? Quando ele tiver 60, 70 anos como o tardio reconhecimento de Scorsese? E os irmãos Coen que entregam aqui o melhor western desde Os Imperdoáveis, tudo bem , eles receberam seus devidos prêmios com o maravilhoso Onde os Fracos não tem vez. E já que eu o mencionei, cadê a indicação de direção d’A Ilha do Medo?

PS¹: Eu gosto dos trabalhos do Tom Hooper, John Adams é uma das melhores minisséries que eu já vi, Discurso do Rei é um dos meus filmes preferidos do ano, só não acho que tava na hora do diretor ganhar.
PS²: Vou fazer um outro post só com os indicados a melhor filme, comentando um pouquinho de todos eles. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário